Soluções digitais para o enfrentamento das enchentes são apresentadas em painel da Expointer 2024

Parcerias entre órgãos do governo estadual foram destacadas na feira agropecuária de Esteio

Danielle Calazans falando ao microfone no painel sobre soluções tecnológicas de combate a enchentes na Expointer. Quatro homens que compõem o painel a observam.
Danielle destacou que as soluções trazidas pela tecnologia ajudam a realizar entregas de forma eficaz a quem mais precisa - Foto: Daniele Machado/SPGG

Na tarde de quarta-feira (28/08), a titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, e o secretário-adjunto da pasta, Bruno Silveira, participaram do painel Soluções Digitais para Enfrentamento da Calamidade Pública, parte da programação da 47ª Expointer. A conversa foi mediada pelo diretor-presidente da Procergs, Luiz Fernando Zacchia, e contou com a participação do titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel, e do secretário-adjunto da Casa Civil, Gustavo Paim.

Durante o painel, foram destacadas ações para a reconstrução do Estado desenvolvidas em conjunto pelos diversos órgãos do governo. Entre elas está o Programa Volta por Cima, que forneceu auxílio financeiro imediato às famílias vítimas das enchentes. O programa foi resultado do trabalho conjunto da SPGG, da Sedes e da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e distribuiu R$ 100 milhões a unidades familiares vulneráveis.

“A SPGG tem a característica da transversalidade e, após os eventos climáticos extremos de 2024, tem trabalhado ao lado de diferentes secretarias para a aplicação de políticas públicas em benefício dos cidadãos atingidos. Cada vez mais, buscamos soluções trazidas pela tecnologia, a fim de realizar entregas a quem mais precisa de forma eficaz”, afirmou Danielle.

Outro programa coordenado pela secretaria em parceria com outros órgãos é o MEI RS Calamidades, que oferece suporte financeiro e capacitação para microempreendedores individuais que foram impactados pelas enchentes. O objetivo é ajudar as empresas a retomarem as atividades e contribuir para a recuperação econômica local. A identificação dos endereços atingidos foi realizada pelo Mapa Único do Plano Rio Grande (MUP RS), ferramenta desenvolvida pela SPGG. A plataforma também foi aplicada no direcionamento de outros benefícios, como o PIX SOS Rio Grande do Sul e o Volta por Cima.

“É importante ressaltar que essa política pública do Volta por Cima atende famílias em vulnerabilidade, o elo mais frágil do processo. Trabalhamos em conjunto com a SPGG e a Fazenda para que, com agilidade, pudéssemos pagar através da mancha e isso descomprimisse também as estruturas de assistência social no momento de emergência. O apoio de R$ 2,5 mil do Volta por Cima tem um significado muito grande, principalmente para dar resiliência para essas pessoas afetadas pelas enchentes”, afirmou Fantinel.
“Desde o início da crise, a SPGG tem monitorado e atuado em projetos e ações de recuperação do Estado, alinhados com o Plano Rio Grande. Plataformas digitais, como o MUP RS, garantem o acompanhamento em tempo real do progresso de iniciativas, o que permite ajustes rápidos para garantir a eficiência da aplicação dos recursos”, destacou Silveira.
A atuação da Procergs, vinculada à SPGG, também esteve em pauta no painel. Durante o período crítico de enchentes, o órgão desenvolveu soluções para manter em funcionamento os serviços do Estado, além de iniciativas para auxiliar no enfretamento da crise, como o portal SOS Enchentes. O site centralizou informações para a população, agilizando a prestação de serviços públicos digitais voltados para ações de enfrentamento, com transparência e cooperação entre instituições.

“É sempre importante reunir os atores que estiveram envolvidos na busca por mitigar essa grande catástrofe ambiental ocorrida em maio para, assim, fazermos uma reflexão conjunta”, disse Záchia.
A integração do trabalho entre as secretarias do governo estadual no período de enfrentamento às consequências dos fenômenos meteorológicos foi ressaltada por Paim: "No governo, estamos preocupados com o cidadão. Por isso trabalhamos de maneira integrada, com organização das secretarias, sempre buscando fazer o melhor para a população".

Texto: Ascom SPGG