Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Simulador de montanha-russa em realidade virtual atrai jovens e adultos

Publicação:

31AUG16 Realidade Virtual122
Equipamento cria cenários em 360 graus, e usuário entra num game divertido e radical - Foto: Emmanuel da Rosa/ Agência Preview

Os trilhos de madeira de uma velha mina construída em uma montanha nevada são o caminho preferido dos apaixonados por tecnologia na Expointer 2016. O cenário é parte do simulador de montanha-russa trazido pela Rilix Coaster para o Parque de Exposições Assis Brasil. O jogo, desenvolvido por uma empresa de softwares de Santa Catarina, utiliza a plataforma da desenvolvedora americana Oculus VR.


Apaixonados por novos desafios, o casal Marta Inês e César Soares decidiram, em novembro de 2015, abandonar o restaurante que mantiveram por oito anos na cidade de Santa Rosa para investir em tecnologia. Os empreendedores investiram R$ 47 mil no negócio, e hoje viajam por todo o estado com o dispositivo de realidade virtual.

 

Só em 2015, Marta e César já passaram por 14 feiras no Rio Grande do Sul. Após a Expointer, eles participarão do Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre. “Hoje, o mais difícil é encontrar a gente na nossa cidade. Viajamos sempre, conhecendo cada vez mais nosso Rio Grande. Somos apaixonados por esse trabalho, e mudar de ramo foi a decisão certa”, comenta a empresária, que driblou a crise e hoje comenta, com brilho nos olhos, sobre perspectivas de crescimento.

 

O Oculus Rift, modelo utilizado pelo casal na feira, é um dispositivo que cria cenários em 360º, imergindo o usuário em um game divertido e radical, sem correr riscos. Atraindo crianças e adultos, o brinquedo é preocupado com a acessibilidade, já que pessoas com necessidades especiais, que não poderiam ter a experiência radical de uma montanha russa, acabam por ter a oportunidade de aproveitar o frio na barriga que só a adrenalina pode trazer.

 

Para quem quiser experimentar, a volta de quatro minutos custa R$ 10, e promete causar fortes emoções, com o incrível realismo de imagem e som.  De olho nas inovações, o casal já prepara a ampliação: um novo jogo, com a experiência de voar de asa delta. O modelo, desenvolvido em abril deste ano está em fase de testes, e deve entrar em operação em breve.

 
 
Texto: Sidd Rodrigues
Edição: Eliane Iensen

Mais notícias

Expointer