Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sema e ABNT assinam Termo de Cooperação que incentivará a produção de lã natural

Publicação:

A foto mostra autoridades com assinatura do acordo
Acordo irá conjugar esforços e recursos para o desenvolvimento e aprimoramento da produção de lã natural - Foto: Felipe Martins/Ascom Sema

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) assinaram, nesta manhã (31/8), durante a 46ª Expointer, um Termo de Cooperação que prevê o incentivo à produção de lã natural.  A solenidade ocorreu na sala do governador, no Pavilhão Internacional da feira.

O objetivo é difundir ações capazes de contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento da produção de lã natural, nos seus aspectos tecnológicos, gerenciais e institucionais, de modo a assegurar o seu fortalecimento junto às categorias representadas.

O acordo irá conjugar esforços e recursos para a melhoria da realidade social, ambiental e econômica da produção, por meio de apoio técnico na promoção de certificações, auditorias, cursos, seminários e outros eventos que objetivem a aquisição, a atualização e a difusão de conhecimento, para possibilitar o aumento da qualidade e da produtividade do setor.

Segundo a secretária da Sema, Marjorie Kauffmann, a assinatura do acordo surgiu a partir do exemplo da certificação da cadeia de algodão. “Pensamos em trazer essa parceria para a cadeia de lã, e sabemos que a ABNT tem sido parceira de entidades de meio ambiente nas agendas de construção de acordos e protocolos, que geram sustentabilidade para o meio ambiente. Tenho a certeza que podemos nos transformar num case de sucesso para outras cadeias produtivas”, afirmou.

O presidente do Conselho Deliberativo da ABNT, Mario Willian Esper, afirma que há a necessidade de uma adequação às exigências do mercado de crédito de carbono para as exportações de lã de ovelha. “Possuímos um mercado de certificações muito valorizado no exterior, estamos presente em 16 países. Portanto, esse acordo de certificação nos dá qualidade de produção para nos colocar em igualdade com o mercado competitivo internacional”, concluiu.

Caberá a ABNT desenvolver sua atividade como órgão certificador do programa com base em normas para a certificação da lã natural e critérios ambientais e de sustentabilidade, mediante prévia consulta à Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco).

Participaram do ato de assinatura o inspetor técnico da Arco - responsável pelo Programa de Certificação de Lã Gaúcha – Sérgio Muñoz; o vice-presidente da Farsul, Domingos Velho Lopes; o secretário adjunto da Sema, Marcelo Camardelli e a subsecretária de gestão ambiental, Taiana Ramidoff.

Texto: Felipe Martins/Ascom Sema
Edição: Anelize Sampaio/Ascom Expointer

Mais notícias

Expointer