Secretários de estados do Nordeste vêm conhecer o Susaf/RS durante a Expointer
Publicação:

Secretários e representantes de órgãos estaduais da Agricultura de seis estados do Nordeste do país vieram à 45ª Expointer para conhecer o funcionamento do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul, o Susaf/RS, mantido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
A adesão ao Susaf permite que serviços de inspeção municipais tenham equivalência ao serviço estadual, fazendo com que os produtos de origem animal inspecionados por essas instâncias possam ser comercializados em todo o Rio Grande do Sul. Atualmente, o Susaf/RS conta com 121 serviços municipais cadastrados.
O secretário da Agricultura, Domingos Antonio Velho Lopes, apresentou as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul e sua importância para a composição socioeconômica do Estado. “Nossos cargos estão imbuídos da missão de buscar soluções para a agropecuária, com foco no social e na valorização das cadeias produtivas. É nosso papel trazer os órgãos de controle para a construção de soluções e propiciar um ambiente positivo para a inovação. Quanto ao Susaf, longe de querer ser exemplo, queremos ser colaboradores, estimular uma conversa com troca de experiências e informações, em vez de um monólogo”, destacou.
O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, Alexandre Lima, também é coordenador da Câmara Temática de Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste. “Dentro da agenda comum dos estados, está justamente a questão do acesso ao mercado, público e privado. E no âmbito do privado, o Susaf/RS é uma experiência muito importante, que precisamos conhecer. A gente veio se inspirar nessa experiência e dar a cara do Nordeste à nossa proposta, de uma espécie de Susaf Nordeste. Queremos reafirmar a importância da agricultura familiar, responsável por 70% da produção de alimentos, ao atestar que essa produção é saudável”, ressaltou.
No âmbito da Seapdr, o Susaf/RS é compartilhado entre duas diretorias, uma com enfoque na fiscalização, e a outra, no fomento da produção. Esta não é a realidade de alguns estados nordestinos, em que órgãos de fomento e de fiscalização no setor agropecuário não dividem a mesma estrutura administrativa. “Na Bahia, ainda não conseguimos articular fomento e fiscalização, temos duas secretarias: a de agricultura e a de desenvolvimento rural, voltada para a agricultura familiar. Esperamos entender melhor o funcionamento de vocês, porque precisamos fazer essa aproximação e adequação entre as duas pastas”, contou Ivan Leite Fontes, assessor técnico da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia.
A visita técnica dos secretários e representantes nordestinos continua na segunda-feira (29/08), quando a comitiva deve visitar os serviços de inspeção municipais de Venâncio Aires e Bento Gonçalves. Participam representantes da Agricultura dos seguintes estados: Ceará, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte e Alagoas.
Sobre o Susaf/RS
O Susaf/RS foi criado há 11 anos e conta, atualmente, com 213 estabelecimentos registrados, 95 deles com inspeção permanente e 118, periódica. Destes estabelecimentos, 61 são indicados ao Sisbi do Ministério da Agricultura, ou seja, têm autorização para comercializar seus produtos por todo o Brasil. “O Susaf serviu de trampolim para muitos municípios gaúchos aderirem ao Sisbi”, pontuou o fiscal estadual agropecuário Diego Facin, da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Seapdr.
.