Secretaria da Agricultura abre pré-inscrição ao cadastramento de imprensa para a 44ª Expointer
Levantamento prévio é necessário diante da limitação de público no Parque Assis Brasil, em cumprimento aos protocolos de saúde
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A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) abre, de 4 a 11 de agosto, pré-inscrição para o cadastramento de imprensa à cobertura da 44ª Expointer, que acontece de 4 a 12 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O levantamento prévio é necessário diante da limitação de público no parque, seguindo a Estratégia de Prevenção, Controle e Monitoramento da Covid-19, elaborada pela Secretaria Estadual da Saúde.
O evento desse ano acontece com redução de dois terços do total de visitantes de edições anteriores à pandemia e diminuição expressiva do público interno da feira (nesse grupo incluídos todos os expositores, profissionais de todas as áreas, copromotores, autoridades e imprensa), obedecendo rigorosos critérios sanitários estabelecidos pela Secretaria Estadual da Saúde.
O número máximo de pessoas que poderão circular pelo parque será de 25 mil por dia. O cálculo é baseado no Sistema 3As de monitoramento estadual e tendo em vista a área de circulação de pessoas. Do total, 10 mil ingressos serão destinados ao público interno.
A quantidade de credenciais a serem concedidas a cada empresa de comunicação estará limitada a cinco para cada emissora de televisão, quatro para cada emissora de rádio e três para cada jornal e portal. As assessorias de comunicação também terão direito a três credenciais.
A pré-inscrição não garante o cadastramento dos profissionais. O levantamento será feito para que a Assessoria de Comunicação da secretaria tenha a dimensão da necessidade de credenciais e como fazer a adaptação da demanda, diante das restrições impostas pela pandemia.
Para atender aos protocolos de saúde, durante a Expointer, estarão proibidos eventos como happy hour, coquetéis, oferta de produtos de degustação, excursão de escolas e de produtores rurais, parque de diversões, qualquer tipo de show, atividades promocionais ou que possam gerar aglomeração, música alta que prejudique a comunicação entre as pessoas, danças e bailes.
A pré-inscrição deve ser feita pelo e-mail: cadastro-imprensa@agricultura.rs.gov.br. Nele, os veículos de comunicação devem informar: nome da empresa, CNPJ, telefone e datas que pretendem fazer a cobertura presencial. Além disso, comunicar o nome e o documento (CPF) do responsável pela retirada das credenciais. Deverá informar ainda o nome, CPF e função dos profissionais inscritos. Também terá que comunicar a placa e modelo dos carros e indicar quantas credenciais de carros necessita.
As pré-inscrições aprovadas receberão um e-mail de confirmação. As credenciais serão entregues na sede da Secretaria da Agricultura (Avenida Getúlio Vargas, 1384, sala 53), dos dias 31 de agosto a 2 de setembro, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h. A retirada deverá ser feita pelo responsável do cadastro, com a apresentação de documento oficial com foto. Durante a Expointer, as credenciais continuarão disponíveis na sede da secretaria, na mesma sala e horário.
Teste Covid
No primeiro dia de acesso ao parque, os profissionais que irão cobrir todos os dias do evento serão obrigados a apresentar resultado negativo ou não detectável de exame RT-PCR para Sars-CoV-2, preferencialmente, ou TR-Ag coletado até 72 horas antes da chegada ao parque. Os profissionais que cobrirão eventos específicos em um único dia, ou em dias alternados, não precisam apresentar o exame.
Casas precisarão respeitar limite de circulação de pessoas por metro quadrado
Os veículos de comunicação que possuem casa no Parque Assis Brasil vão obedecer à regra geral elaborada pela Secretaria Estadual da Saúde. O critério estabelece o número máximo de pessoas por metro quadrado de construção. Todos os expositores e responsáveis por casas assinarão um termo se responsabilizando a respeitar o número limite de circulação de pessoas dentro de cada espaço.
Segundo Regulamento Geral da feira, as empresas e entidades expositoras deverão retirar na administração do parque as credenciais de ingresso permanente, de acordo com o tamanho da área utilizada, como segue:
- Até 25 metros quadrados: 3 credenciais de pedestre e 2 credenciais de veiculo.
- De 26 à 50 metros quadrados: 3 credenciais de pedestre e 2 de veículo.
- De 51 à 100 metros quadrados: 6 credenciais de pedestre e 4 de veículo.
- De 101 à 200 metros quadrados: 8 credenciais de pedestre e 5 de veículo.
- De 201 à 300 metros quadrados: 8 credenciais de pedestre e 5 de veículo.
- De 301 à 400 metros quadrados: 10 credenciais de pedestre e 6 de veículo.
- De 401 à 500 metros quadrados: 10 credenciais de pedestre e 7 de veículo.
- De 501 à 600 metros quadrados: 10 credenciais de pedestre e 8 de veículo.
- De 601 à 1000 metros quadrados: 10 credenciais de pedestre e 10 de veículo.
- Acima de 1000 metros quadrados: 10 credenciais de pedestre e 12 de veículo.