Teatro reconta a produção do leite no RS
Peça infantil
Publicação:
O grupo teatral Espaço da Arte e Tribu di Arteiros, do Vale do Sinos, está em cartaz no espaço da Vitrine do Leite, junto ao Pavilhão do Gado Leiteiro, com a peça Mimosa na Expointer . São quatro apresentações diárias, com entrada franca. O texto aborda a desmistificação da produção do leite, provando que a matéria-prima vem da vaca e não da caixinha. "Esse projeto busca conscientizar as novas gerações sobre a importância social e nutricional do leite do Rio Grande do Sul, uma realidade distante para muitos gauchinhos ", explica o secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), Darlan Palharini.
Promovido pelo Sindilat, juntamente com Secretaria da Agricultura (Seapi), Mapa, Fetag e Farsul, a peça vem despertando o interesse das crianças. Com atenção focada nos cinco atores em cena, Valentina Ferreira Rodrigues, 3 anos, está visitando pela primeira vez a Expointer e conhecendo alguns animais. "Ela está encantada com tudo e gostou demais da peça", observou sua mãe, Maria Helena Ferreira, que veio acompanhada do marido Carlos Rodrigues. A família de Novo Hamburgo veio no primeiro dia de feira e pretende voltar. "Todos os anos viemos e agora com a Valentina temos mais um motivo para estar na feira", acrescenta Rodrigues. O teatro, elaborado com apoio do Fundesa e Senar, será encenado diariamente em quatro horários: 9h20, 11h, 13h20 e 15h.
O supervisor do Senar-RS, Herton Lima, diz que, além da peça, o estande apresenta todo o processo de produção do leite - passando pela propriedade rural, ordenha, resfriamento, transporte, mercado, indústria até chegar ao consumidor. "Quem visitar a Vitrine do Leite na Expointer conhecerá a cadeia produtiva gaúcha, que movimenta a renda de milhares de famílias rurais. Além disso, ganhará um livro com deliciosas receitas feitas a partir do leite", salienta.
Oficinas e receitas
Na Vitrine do Leite também serão promovidas oficinas, em dois momentos. O primeiro consiste na exibição de um vídeo, com todas as etapas de produção (manejo de pastagem, ordenha mecanizada, coletor automatizado para o transporte, armazenamento e o processamento na indústria). A segunda etapa apresentará 26 receitas elaboradas a partir do leite - iogurte, queijos e ambrosia, entre outras. Os profissionais darão informações sobre valores nutricionais e propriedades do alimento. As ações são gratuítas. As exibições do vídeo e a preparação de receitas serão às 10h, 12h, 14h e 16h.
A Seapi e o Sindilat também realizam a 2ª fase do projeto Leite na Escola, que busca difundir informações sobre a produção de leite e produtos lácteis e seus benefícios à saúde. Na próxima segunda-feira (29), às 9h, será apresentado o gibi Pedrinho e Lis - A Fantástica Fábrica de Laticínios, pelo coordenador da Câmara Setorial do Leite, Danilo Gomes.
Texto: Paulo Ricardo Fontoura
Edição: Eliane Iensen