Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Guia orienta veterinários e acadêmicos sobre eventos equestres

Publicação:

02SEP16 Cartilha ZeArthur 057
Publicação reúne informações sobre legislação, documentação e bem-estar animal - Foto: Vilmar da Rosa/ Agência Preview

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) lançou oficialmente, nesta sexta-feira (2), o Guia Básico de Responsabilidade Técnica em Eventos Equestres, na Casa do Veterinário, na Expointer, em Esteio.

A cartilha elaborada pela Comissão de Assuntos Equestres da CRMV-RS reúne, em pouco mais de 30 páginas, as informações necessárias sobre legislação, documentação e bem-estar animal para veterinários, acadêmicos e organizações de esportes equestres como hipismo e rodeio. A distribuição é gratuita.

“Hoje, depois do mundo pet, consideramos a área da veterinária a que mais absorve mão de obra no mercado de trabalho. Nós elaboramos esse guia com a ideia de tratar sobre as questões que são interessantes para o bem-estar animal, não só de cavalos como também de bovinos, que participam de alguns eventos”, disse o vice-presidente do CRMV, José Arthur Martins.

Para o veterinário integrante da comissão, Henrique Noronha, o maior desafio foi tratar sobre bem-estar animal. Foram seis meses de preparação para o documento. Em 2014, um manual de orientação foi lançado em formato de mídia digital.

“Nós começamos a trabalhar há quatro anos, quando não tínhamos muitos parâmetros estabelecidos sobre isso. O desafio é trazer para dentro de um material escrito e técnico esses parâmetros que devem ser seguidos. A parte técnica é simples, já existe legislação estabelecida, mas da parte de bem-estar ainda tem muita particularidade de cada esporte”, destaca o integrante da comissão. Atualmente, são seis veterinários e representantes de entidades que contribuem para o trabalho sobre equinos no conselho.
hipismo, rodeio

A estudante de Veterinária da Ulbra, Eduarda Brandão, elogiou o trabalho do conselho pela divisão dos assuntos, o que facilita a consulta.

No Rio Grande do Sul, são realizados cerca de 20 esportes equestres diferentes para um rebanho estimado em meio milhão de animais. Conforme a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação, são realizados, em média, 2.700 eventos ao ano.

Texto: Letícia Bonato
Edição: Eliane Iensen

Mais notícias

Expointer