Espaço da Flor Gaúcha completa 20 anos de participação na Expointer
Publicação:

O Espaço da Flor Gaúcha é mais uma opção para os visitantes do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O local, organizado pela Associação Rio-Grandense de Floricultura (Aflori), conta com quatro expositores e beneficia mais de 50 famílias de diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Nesta edição, o espaço comemora 20 anos de participação na Expointer.
O cactário Horst, da cidade de Imigrante, expõe há 12 anos na Expointer e está há seis décadas no ramo de produção de cactus. Os produtos chegaram a ser exportados para Alemanha, Suíça e Holanda, mas hoje o foco do negócio é o mercado interno. As feiras são uma forma direta de chegar ao consumidor, conta a expositora Gundela Horst Rahmeier. “A gente abre muitas portas expondo aqui, porque é sempre uma vitrine muito boa. É uma forma de chegar ao público final e marcar presença para futuros negócios”, comenta.

Os produtos têm preços diversos, e vão de R$3, valor de uma muda de tempero, a R$980, um cacto de 22 anos. As orquídeas são as flores mais vendidas, consideradas carro-chefe do espaço. Mas o visitante pode encontrar temperos, plantas medicinais, suculentas e insumos. “O público nos diz o que trazer, eles pedem e a gente traz. Todo dia a gente repõe com plantas frescas. Quem vem aqui gosta de planta, parece algo óbvio, mas a gente consegue interagir melhor, porque eles têm conhecimento”, relata o vice-presidente da Aflori, Laerte Silva.
Neste espaço da Expointer, 90% dos produtos são do Rio Grande do Sul, produzidos em Ivoti, Imigrante, Dois Irmãos, Santa Cruz, Porto Alegre, Canoas, Venâncio Aires, Caxias do Sul e Garibaldi.
Em sua primeira visita a Expointer, a dona de casa Joira Durante Bergamin, de Constantina, aprovou o espaço. “Queria poder levar todas! Escolhi as orquídeas, eu enxerguei e já me apressei para comprar. Elas vão enfeitar a casa e depois vou replantar no jardim”, diz.

Texto: Bárbara Barros
EdiçãO: Denise Camargo/Secom