Como vai estar o tempo amanhã?
Estação do Simagro na Expointer mostra como funciona a meteorologia
Publicação:

Todo mundo quer saber como vai estar o tempo amanhã, se vai chover ou fazer sol, se vai estar frio ou quente, se terá vento. O assunto “previsão do tempo” está em todas as rodas de conversa. E no campo, este assunto passa a ser um assunto sério, porque interfere nas diferentes etapas do processo, do plantio à colheita.
Mas como se calcula, como se faz a previsão de tempo? E uma estação meteorológica, como funciona?
Na Expointer você pode saciar a curiosidade e ter uma ideia de todo o processo, como são feitos os cálculos, qual equipamento é utilizado, entre outros detalhes.
O meteorologista da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Flávio Varone, explica que a estação montada em Esteio, no estande do Governo do Estado, no Pavilhão Internacional, busca esclarecer todas as dúvidas dos visitantes.
“A gente está demonstrando como é a instalação de uma estação, o que faz, quais as variáveis que ela coleta, como envia os dados e para quem, com o objetivo de familiarizar o público interessado com o que é uma estação meteorológica”. E também como o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro) trabalha, um sistema desenvolvido pela Secretaria da Agricultura para o setor agropecuário do Rio Grande do Sul, trazendo informações direto para o produtor.
Varone ressalta que o projeto conta com diversas parcerias com universidades, prefeituras e outras instituições e está aberto a novas propostas. Mais informações sobre o Simagro diretamente na Expointer ou no site https://www.agricultura.rs.gov.br/simagro-rs
E o tempo? Bom, no final da tarde desta quinta-feira (31/08), estava 23 graus no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, com umidade de 42% e ventos de 3km/h SE.
Texto e edição: Maria Alice Lussani/Ascom Expointer