Início do conteúdo

Empresa localizada em Gravataí prevê expansão e modernização do parque, com aporte em inovação

Publicação:

Leite ressaltou a importância de empreendimentos para reconstruir o Estado - Foto: Maurício Tonetto/Secom

Em evento que contou com a presença do governador Eduardo Leite, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Astória Papéis Ltda celebraram, nesta quinta-feira (29/8), um financiamento que supera R$ 63 milhões em investimentos no parque da empresa localizado em Gravataí. A Astória foi atingida pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em abril e maio, com danos em pavilhões e equipamentos. Por meio do financiamento, a empresa irá expandir e modernizar sua unidade, bem como implantar um novo sistema de geração de vapor usando fontes de biomassa.

O governador enalteceu a determinação da instituição em retomar sua produção, numa demonstração de resiliência diante da calamidade. “Estamos, na verdade, prestigiando o que de melhor o Rio Grande do Sul tem, que são os empreendedores. São pessoas que trabalham, empreendem e nos tornam fortes, gerando riqueza”, afirmou Leite. Ele observou que, a exemplo da Astória, outras empresas também estão acessando os financiamentos de diferentes fontes. “Fiquem firmes, persistam e insistam, porque vamos estar juntos para tornar essa jornada produtiva”, garantiu.

Além de expandir o parque e renovar a estrutura de máquinas para modernizar a produção, a empresa destinará R$ 9 milhões do total financiado para investir em um projeto inovador. A Astória irá implantar um novo sistema automatizado de caldeira de geração de vapor, com o objetivo de aumentar a eficiência produtiva e a utilização de múltiplas fontes de biomassa.

“Estamos apoiando a empresa não apenas na sua retomada após o maior desastre meteorológico da nossa história, mas também na sua modernização. Buscar maior produtividade alinhada às questões de sustentabilidade caracterizam a atuação do BRDE”, salientou o diretor-presidente do banco, Ranolfo Vieira Júnior.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, a parceria do BRDE com a Astória é um exemplo importante para a retomada da economia. “Seguir investindo e produzindo, mesmo diante de tantas dificuldades que muitos estão enfrentando, significa uma alavanca importante na reconstrução do Estado”, frisou.

Leite   Com apoio do BRDE, indústria de papéis investirá R$ 63 milhões após ser afetada pelas enchentes
“Fiquem firmes, persistam e insistam, porque vamos estar juntos para tornar essa jornada produtiva”, garantiu governador - Foto: Maurício Tonetto/Secom

Mercado internacional

A Astória tem uma trajetória de 45 anos e, durante a última enchente, vários pavilhões foram invadidos pelas águas. Além de comprometer máquinas, equipamentos e componentes eletrônicos, a inundação inutilizou o estoque de papel e de matéria-prima usado na produção das linhas de higiene pessoal e limpeza em geral.

“Vivemos o momento mais desafiador da nossa trajetória. O governo do Estado e o BRDE foram os primeiros a nos estender as mãos, o que será fundamental para continuarmos atuando”, reconheceu o diretor Financeiro da Astória, Gustavo Lied Justo.

Os produtos são distribuídos em milhares de pontos de vendas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e em outros países da América do Sul.

O evento realizado na Casa do BRDE na Expointer contou com as presenças do chefe da Casa Civil, Artur Lemos; do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes; e do diretor de Planejamento do BRDE, Leonardo Busatto.

Texto: Ascom BRDE
Edição: Ascom Expointer