Cabanha Guajuviras arremata todos os prêmios do Tabapuã
Publicação:
Na tarde desta terça-feira (30), a Cabanha Guajuviras, de Manoel Viana, pertencente a Fábio Edson Monteiro Bittencourt, recebeu todas as premiações da raça Tabapuã. O destaque ficou para a categoria de grande campeão, conquistada pelo exemplar Visconde da Guaju (box 1377), de 33 meses. A fêmea Vitrine da Guaju (box 1382), de 32 meses, foi premiada com o título de grande campeã.
De acordo com Fábio, que também é presidente da Associação Gaúcha de Criadores de Zebu (AGCZ), a raça é excelente para quem busca fortalecer o rebanho através de cruzamento industrial. “Pode ser usada em qualquer cruzamento. Atualmente, tenho escolhido a raça Hereford para esta técnica, pois fortalece a carcaça e auxilia em uma boa cobertura das fêmeas”.
Trabalhando há 30 anos com a Tabapuã, Bittencourt afirma que já participou de 27 edições da Expointer. “Sempre tem nos dado um resultado satisfatório. Este ano, vim com 14 animais e estou muito contente com as premiações”.
Características fundamentais
De acordo com a jurada da competição Lilian Jacinto, de Minas Gerais, é importante prestar a atenção em requisitos como funcionalidade, produtividade, longevidade e harmonia de conjunto. “Bom aprumo, habilidade materna e harmonia de conjunto são itens fundamentais para qualquer tipo de raça. É importante o animal apresentar estas características para ser um campeão”, ressalta.
Texto: Alessandra Pinheiro
Edição: Eliane Iensen