Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

A trajetória dos grandes campeões

Publicação:

Cassio exibe a grande campeã entre as fêmeas de Texel
Cassio exibe a grande campeã entre as fêmeas de Texel - Foto: Arco
Por Elaine Pinto/Ascom Expointer

O desfile dos grandes campeões, que ocorre na sexta-feira (01º/09) às 10h, é o ponto alto de celebração da qualidade dos animais da Expointer, mostrando os melhores da raça em bovinos, ovinos, equinos, caprinos e pequenos animais. Mas, para um animal chegar até ali e exibir uma roseta de grande campeão, o percurso é realmente muito mais complexo do que se imagina.

O caminho de um grande campeão inicia antes mesmo de ele nascer. “Tudo começa no acasalamento, quando pensamos no animal que queremos buscar. Após o nascimento, avaliamos e identificamos se o animal tem potencial ou não para vir para a Expointer”, conta o criador Cassio Miolo, da Cabanha Fortaleza do Seival, de Candiota. Sua borrega Miolo do Seival 1622 conquistou o grande campeonato entre as fêmeas de Texel, a raça com maior número de participantes entre os ovinos na edição deste ano. 

Assim que os animais com maior potencial são selecionados, Cassio conduz sua preparação para a Expointer. “Eles recebem uma alimentação balanceada, com ração feita na propriedade. São alimentados três vezes por dia, de manhã, meio-dia e à noite, e ficam o dia inteiro soltos pastando, em piquetes mais fechados”, explica. 

É uma estratégia também adotada pelo criador Juliano Kalil Gonçalves, da Cabanha Dom Amado, em Hulha Negra. Seu exemplar Amado 1811 conquistou o grande campeonato entre os machos da raça Texel este ano na Expointer. “Após o nascimento, os animais ficam com suas mães e, quando há o desmame dessa geração, com 120 dias de idade, selecionamos alguns que demonstram fenótipo e padrão racial destacado. Começamos a tratar com alimentação diferenciada, com pastagem e suplementação”, complementa. 

Porém, os cuidados de um grande campeão vão muito além da alimentação. “Fazemos o controle de casqueamento a cada 15 dias, para manter a linha de aprumos correta, para não ficar com patas tortas. Além, é claro, de toda a questão da sanidade, com a vermifugação e as vacinas necessárias”, enumera Cassio. 

Como raça de carne, a tosquia de um Texel geralmente é feita apenas uma vez ao ano. Para participar da Expointer, essas raças não podem estar com a lã acima de um centímetro, então ela foi tosquiada 20 dias antes de vir para Esteio”, informa Cassio 

Juliano destaca, também, que como são criados como animais de produção, soltos e sem muito contato com seres humanos, é preciso treiná-los para serem manejados durante grandes eventos como a Expointer. “São animais que criamos a campo e, para vir aqui, ele tem que ser amansado, se acostumar a ser conduzido pelo cabresto”. 

Com os resultados acumulados pelos dois criadores, vencedores de múltiplos grandes campeonatos ao longo dos anos na Expointer, a rotina de preparação vem dando bons frutos. 

Os julgamentos 

Juliano (ajoelhado, na ponta esquerda) com o grande campeão entre os machos de Texel
Juliano (ajoelhado, na ponta esquerda) com o grande campeão entre os machos de Texel - Foto: Arco

O comissário-geral da Expointer, Pablo Charão, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), conta que os animais da Expointer são julgados em três momentos distintos.  

“Na primeira avaliação, os animais são divididos em categorias conforme sua idade e sexo. Dentro de cada categoria, o jurado faz uma avaliação morfológica, fenotípica daquele animal, comparando com o padrão que existe para cada raça. A partir de todas as categorias julgadas, todos os primeiros lugares vão para a disputa do campeonato, que agrupa algumas categorias de faixa etária. Daí definem-se os campeões jovens, adultos e intermediários, por exemplo. No terceiro momento, acontece o grande campeonato, disputado pelos campeões dos campeonatos, de onde sairá o grande campeão daquela raça”, detalha.

As associações de criadores convidam jurados entre profissionais com notável conhecimento de morfologia de cada raça sob sua responsabilidade, além de definir os critérios técnicos de julgamento. A Secretaria da Agricultura, como promotora do evento, oficializa os resultados.  

Os julgamentos dos animais ocorrem até 31 de agosto, véspera do desfile dos Grandes Campeões na sexta-feira, 1º de setembro. A agenda de julgamentos, leilões e provas da Expointer pode ser consultada neste link. Os resultados dos grandes campeonatos são atualizados em tempo real pelo Comissariado-Geral aqui. 

Mais notícias

Expointer