Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Palestra avalia aproveitamento de biomassa na agroindústria

Publicação:

'Aproveitamento de Biomassa na Agroindústria: Problema e Oportunidades' foi tema da palestra do professor Marcus Seferin, da PUC/RS, no Salão do Empreendedor, do Pavilhão Internacional, da Expointer, na tarde deste sábado (27). "A energia sustentável pressupõem que a sociedade deva ter mecanismos que possam facilitar o controle sobre os custos e os benefícios da indústria. É inadmissível que não saibamos que algo está trazendo prejuízo ao meio ambiente e a nossa própria saúde", alertou o professor. 

"É incompreensível que tenhamos problema na água de Porto Alegre, que o problema perdure por vários meses e não saibamos o motivo. A sociedade deve ter condições de acompanhar qualquer processo industrial e participar da decisão de mantê-lo ou não", afirmou. Para Marcus Seferin, todo o processo industrial ter a participação do empreendedor, do governo e da universidade. Com relação ao aproveitamento de biomassa na indústria, observou que os gaúchos estão bem atrasados em relação ao resto do país. "Não figuramos na lista dos 10 mais no ranking dos estados", falou.

No entanto, Seferin salientou que hoje já existe, no estado, uma preocupação com o tema, lembrando que a Secretaria de Minas e Energia alterou a legislação para fortalecer a cadeia do biogás e já está obtendo resultados positivos. "Fruto de uma parceria do governo com a Univates saiu um atlas que mapeia as potencialidades gaúchas", destacou. 

Para o professor, existem cadeias produtivas que deveriam ter atenção especial, como citricultura, avicultura, laticínios, orizicultura e do milho. Hoje, a maior parte dos recursos aplicados ou fundos de sustentabilidade no setor são internacionais e a maior parte está sendo aplicada no Norte e Nordeste do país, em função de reserva de mercado, ou em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, na produção de álcool e açúcar. "Se houver articulação de todos os atores no processo, teremos grande expansão das cadeias que já estão consolidadas", afirmou o professor.
 

Texto: Paulo Ricardo Fontoura
Edição: Denise Camargo/Secom

Mais notícias

Expointer