47ª Expointer tem agenda com mais de 500 eventos: confira as principais atrações

Foto aérea do Parque com as três esferas em verde, vermelho e amarelo no canto direito
Parque tem 141 hectares - Foto: Acervo/Seapdr
Por Elaine Pinto

Nove dias de feira, em 141 hectares: esses são o tempo e o espaço necessários para a realização dos  mais de 500 eventos que devem ocorrer durante a 47ª Expointer e compõem sua programação oficial. São julgamentos, leilões, provas, palestras, apresentações, workshops, demonstrações sobre todo o universo do agro.

Toda a programação da 47ª Expointer pode ser consultada nos links abaixo:

Julgamento dos animais

Desfile dos grandes campeões acontece nesta sexta-feira (10) na Pista Central

A 47ª Expointer está com 3.458 animais de argola inscritos, para os julgamentos. Competem pelas desejadas rosetas raças de ovinos, bovinos (de corte, de leite e mistos), zebuínos, bubalinos, equídeos, caprinos, coelhos e chinchilas. Novas raças e alguns retornos estão previstos para a edição de 2024 (leia aqui).

A grade de programação para os julgamentos dos animais está disponível para consulta aqui. Conforme os julgamentos são concluídos e validados, os resultados dos grandes campeonatos são atualizados em tempo real pelo Comissariado-Geral em Relatórios da Expointer.

O ponto alto da exibição do que há de melhor em genética animal é o Desfile dos Grandes Campeões, na sexta-feira (30/08), às 10h, na Pista Central.

maquinas2

Show de Máquinas

Os maiores fabricantes nacionais de máquinas, implementos agrícolas e automóveis apresentam seus mais recentes lançamentos. Demonstrações técnicas e áreas de test-drive de utilitários ficam no setor de Máquinas e Implementos Agrícolas, organizado pelo Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers).

Pavilhão da Agricultura Familiar

Pavilhão da Agricultura Familiar na manhã de quarta-feira (30/8).

O tradicional Pavilhão da Agricultura Familiar, um dos mais queridos dos visitantes, celebra seus 25 anos com 413 empreendimentos , um recorde de participação. O espaço é reconhecido pela grande variedade de embutidos, defumados, queijos e laticínios diversos, pães, cucas, biscoitos, doces, geleias, mel, pescados, derivados da cana-de-açúcar, farinhas, vinhos, espumantes, cachaças, sucos, temperos, frutas desidratadas, ovos, licores, erva-mate, grãos e cervejas artesanais.

O Pavilhão da Agricultura Familiar fica aberto ao público em todos os dias da feira, das 8h às 20h.

Freio de Ouro

final do freio de ouro 43381811165 o

O torneio mais importante do Cavalo Crioulo terá sua final durante a Expointer, como de praxe. Porém, com uma mudança no calendário: as provas serão realizadas na sexta-feira (30/08) e sábado (31/08). A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) também promoverá durante a Expointer a segunda edição da Supercopa Jovem, cujas provas estão marcadas para o sábado (31/08). Todos os eventos ocorrem na Pista do Cavalo Crioulo.

Atrações Culturais

Expointer Ópera Gaúcha

A programação cultural da 47ª Expointer está intensa, com grandes espetáculos de artistas locais e nomes de projeção nacional. A feira inicia com a volta da Ópera Gaúcha, que trouxe a cultura do Estado e seus principais marcos culturais e históricos ao primeiro dia da Expointer nas edições de 2017, 2018 e 2019. Este ano, a atração retorna à Pista Central, às 19h, no sábado (24/08).

Evento realizado e produzido pela S3 Produtora, com apoio da ABCCC e do governo do Estado, o Festival Sou do Sul ocorrerá de 24 a 26 de agosto, às 21h, na pista coberta da ABCCC, com um espetáculo de cerca de duas horas e meia de duração, apresentando grandes nomes da cultura gaúcha e um show nacional. O acesso ao festival é gratuito para os visitantes da Expointer, com limite de 10 mil pessoas em cada noite. Também haverá ingressos à venda para áreas especiais no site da Bilheteria Digital. O festival terá a participação de Luísa Sonza (24/08), Maiara e Maraísa (25/08) e Fernando de Sorocaba (26/08).

O Palco Principal de shows na Quadra, 6, ao lado das esferas, abrigará a 2ª Mostra da Cultura Gaúcha do Parque Assis Brasil e o Projeto Estrada Cultural, com apresentações, mostras e shows todos os dias, de hora em hora, a partir das 14h.

Na quarta-feira (28/08), o Palco Principal sedia o Show Beneficente Reconstruir, das Lojas Quero-Quero, em que Os Serranos contam com a participação especial de Michel Teló.

Toda a programação cultura da Expointer pode ser consultada aqui.

Artesanato gaúcho

foto expoargs

Em sua 41ª edição, a Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs) estará mais uma vez ocupando o Pavilhão do Artesanato, localizado entre dos Pavilhões do Comércio e da Agricultura Familiar. Organizada pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), a Expoargs deste ano contará com 184 artesãos, em 123 estandes, oriundos de 57 municípios do RS.

Estarão expostos peças artesanais como: artigos de cutelaria, pelegos e peles, artigos de couro típico regional (couro trançado, para montaria), artigos de madeira, calçados e adereços de couro bovino (alpargatas, chinelos campeiros, chapéus, boinas, aventais, bolsas), tapetes de couro/pele, artigos de metal, esculturas em argila (de animais do campo) e artigos de lã de ovelha.

O Pavilhão do Artesanato funciona em todos os dias da Expointer, das 8h às 20h.

Governo do Estado no Pavilhão Internacional

O Governo do Estado ampliou sua presença no Pavilhão Internacional, com dois espaços para receber o público: o Estande e a Arena. Os espaços vão sediar, de segunda a sexta, palestras e painéis sobre diversos temas agropecuários e políticas públicas voltadas ao setor.