Raízes e inços são valorizados na culinária
Publicação:

A raiz da planta Jaracatiá usada na receita de um doce semelhante à cocada, foi o ingrediente principal da oficina de cozinha didática, promovida nesta quarta-feira (31), pela Emater Ascar, conveniada à Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, dentro da programação da 39ª Expointer.
Desde o início da feira, a agenda da Emater disponibiliza duas oficinas diárias com esse tipo de alimentos considerados da biodiversidade . Elas reúnem o público no Espaço da Emater localizado ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar.
De acordo com a nutricionista e e extensionista rural da Emater Leila Ghizzoni , o objetivo das oficinas é divulgar o tema da biodiversidade na mesa, aumentando o conhecimento da população sobre a diversidade dos alimentos locais e seus benefícios nutricionais . "Essa culinária da diversidade inclui tanto as leguminosas, como as Plantas Alimentícias não Convencionais ( Pancs)".
Entre as receitas desenvolvidas pela equipe estão Suco de Açaí com Broto de Alfafa e Pasta de Grão de Bico com Serralha, ingredientes considerados da biodiversidade do Estado. " A serralha é uma planta parecida com a rúcula e conhecida como inço, planta que se desenvolve sem ser cultivada, por isso queremos divulgar a sua possibilidade de utilização na culinária", explica Leila Ghizzoni.
A nutricionista ressalta que "a iniciativa resgata alimentos locais dentro da biodiverisdade gaúcha, aumentando a diversificação de ingredientes que possuem alto valor nutricional, assim como as leguminosas "
Texto: Neusa Jerusalém
Edição: Eliane Iensen