Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Gibis da Secretaria da Agricultura contam histórias sobre as bactérias em linguagem acessível

Distribuição gratuita acontece no estande da SEAPDR na Expointer

Publicação:

Histórias em quadrinhos produzidas pelo pesquisador Luciano Kayser Vargas, da SEAPDR
Histórias em quadrinhos produzidas pelo pesquisador Luciano Kayser Vargas, da SEAPDR - Foto: Fernando Dias/Seapdr
Por Maria Alice Lussani/Ascom Seapdr

- E aí, Rizóbio? O que você anda fazendo da vida?

- Tô trabalhando na agricultura... produção de grãos, adubação verde, pastagem... estas coisas...

Com este diálogo começa uma das histórias em quadrinhos produzidas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e que estão sendo distribuídas na Expointer, em Esteio.

O pesquisador responsável pelas histórias, e pelos desenhos também, é o engenheiro agrônomo e cartunista Luciano Kayser Vargas. Ele trabalha no Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) desde 2002, e pesquisa as bactérias promotoras do crescimento de plantas.

WhatsApp Image 2021 09 06 at 3 17 35 PM
Revista em quadrinhos produzida em 2002 pelo DDPA/SEAPDR - Foto: -

O primeiro gibi, desenvolvido em 2002, fala dos rizóbios, bactérias que fixam nitrogênio em simbiose com leguminosas. “Era época da Copa do Mundo e como o Brasil recém tinha vencido o campeonato, a história acaba fazendo referência aos craques da época, bem como à novela O Clone”, lembra Kayser. A segunda revista foi desenvolvida quase 20 anos depois, durante a pandemia.  

“Quando veio a pandemia, como meta de teletrabalho, resolvi que era hora de fazer uma nova história em quadrinhos, abordando um dos meus objetos de pesquisa mais frequentes: as bactérias promotoras de crescimento de plantas. São um grupo de bactérias, dos quais os rizóbios também fazem parte, que beneficiam as culturas por uma série de mecanismos. A história se propõe a explicar cada um desses mecanismos de modo divertido”, conta ele.

Os exemplares das histórias em quadrinhos “Vida de Rizóbio” e “As Bacterinhas do Bem” estão disponíveis gratuitamente no estande da Secretaria da Agricultura, no Pavilhão Internacional, e também podem ser baixados para impressão.

“A ideia geral dos gibis é explicar para um público leigo um pouco do que é o trabalho de um cientista em microbiologia do solo, que seleciona bactérias que aumentam a produtividade das culturas agrícolas. Podem também ser usados como material de apoio por professores, tanto de ensino médio quanto de cursos superiores, para auxiliar a compreensão de estudos mais aprofundados’, destaca Kayser.

Baixe aqui os pdf´s das histórias em quadrinhos

Gibi Vida de Rizobio
Gibi Bacterinhas do Bem

Mais notícias

Expointer