Força e docilidade na grande campeã Percheron
Publicação:
A Fazenda Pitangueira, de Mato Grosso, foi a grande vencedora no julgamento da raça Percheron, na 39ª Expointer. A égua Pitangueira Princesa (box 2640), da Fazenda Coxilha Negra, consagrou-se
pela terceira vez a Grande Campeã em Esteio. A reservada foi PItangueira Negra (box 2639), da mesma fazenda.
Segundo o proprietário Pedro Monteiro Lopes, a vinda a Esteio é estratégica. "A Expointer é um palco para o Brasil e para o mundo, imprescindível para a difusão da raça e dos negócios", afirmou. O
investimento apenas em transporte já é alto, levando-se em conta que cada animal pode pesar mais de uma tonelada, exigindo caminhões adaptados.
No entanto, no dia a dia, os produtores entendem que o benefício vem na lida e no lado financeiro. Foi para facilitar a lida no campo e evitar lesões que o grupo adotou a raça Percheron. De origem francesa, era usada para carregar canhões nas guerras napoleônicas, sendo considerada até hoje a maior tração do mundo.
Texto: André Furtado
Edição: Eliane Iensen