Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Campeonato da Jersey valoriza vacas pequenas e com leite de maior qualidade

Publicação:

Secretário da Agricultura, Ernani Polo, prestigia premiação da raça Jersey
Secretário da Agricultura, Ernani Polo, prestigia premiação da raça Jersey - Foto: Sofia Wolff

Apesar do porte menor, a vaca da raça Jersey produz leite de primeira qualidade. É um animal dócil, fácil de lidar e propicia gastos reduzidos aos produtores. Os melhores exemplares foram escolhidos no campeonato da raça nesta quarta-feira (30), durante a 40ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A grande campeã foi a vaca Garça 121 Louie Calipto, de Alegrete, que venceu na morfologia e ainda levou o prêmio de melhor úbere da raça.

Conforme o presidente da Associação dos Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul, Álcio Azambuja de Azambuja, de Hulha Negra, o gado, em especial a fêmea, é um animal que produz leite da melhor qualidade. "Com certeza é mais rico em minerais, lactose, lipídios e possui menos água, portanto, é mais denso", observa.

Segundo Azambuja, a produtividade do leite é tão elevada que para fazer um quilo de queijo são necessários cerca de 8 litros, enquanto é preciso 10 litros de vacas de outra raça. Ele destaca que a criação tem crescido no estado e a competição na Expointer demonstra a qualidade morfológica da Jersey. "Estão de parabéns os criadores pelos animais expostos em pista", elogia.

No total, 33 vacas concorreram em diversas categorias. No início da semana, a vaca Heitora 134 Action Calipto, de propriedade de Marcirio Flores, de Alegrete, foi escolhida como a maior produtora de leite, alcançando 54,5 litros.

Texto: Margareth de Paula
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Mais notícias

Expointer