Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Simagro-RS amplia ferramentas para apoiar tomada de decisão do produtor

Uso de sistema de monitoramento pode gerar até 25% de economia no cultivo de diversas culturas

Publicação:

Meteorologista Flávio Varone, coordenador do Simagro-RS
Meteorologista Flávio Varone, coordenador do Simagro-RS - Foto: João Pedro Rodrigues/Secom

Criado para auxiliar na tomada de decisões dos produtores agropecuários no Rio Grande do Sul, o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS), desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), trouxe novidades durante a 47ª Expointer. Com inovações que incorporam o uso de inteligência artificial nos modelos de projeção climática, o painel - inédito no país - consolida-se como uma ferramenta capaz de aumentar a economia e a produtividade no campo. Segundo estimativas dos técnicos da Seapi, o uso adequado da plataforma pode resultar em uma economia de até 25% nos custos de produção e elevar o nível de sustentabilidade das lavouras.

Exposta no estande da Seapi, no Pavilhão Internacional da feira, a plataforma agora inclui informações sobre os índices ideais de irrigação por região para o cultivo de milho e arroz. Com apenas alguns cliques, os produtores podem verificar o volume de água necessário para manter as condições climáticas ideais ao desenvolvimento das culturas. As informações, geradas por 83 estações meteorológicas espalhadas pelo Estado, juntamente com as projeções dos modelos meteorológicos, fornecem previsões para os próximos sete dias, o que oferece maior capacidade de organização no manejo das propriedades rurais.

"Essas informações fornecem um suporte essencial para o trabalho no campo. O uso da ferramenta torna a rotina de cultivo mais eficiente, aumentando a produtividade e reduzindo os custos, o que torna o produtor mais competitivo no mercado", avalia Flávio Varone, coordenador do Simagro-RS e meteorologista da Seapi.

estação meteorológica
Estação Meteorológica do Simagro-RS - Foto: João Pedro Rodrigues/Secom

Outra novidade da plataforma é a capacidade de avaliar a probabilidade de desenvolvimento de doenças em plantações de uva. Com base no cruzamento de dados meteorológicos, que analisam condições de umidade, precipitação, temperatura e vento, o sistema oferece ao produtor uma projeção da chance de surgimento de doenças como o míldio, oídio e a antracnose, pragas comuns em videiras. As informações ajudam a prevenir perdas na colheita e permite ações antecipadas, como a aplicação de defensivos ou outras medidas de combate às pestes.

Recentemente, a plataforma também passou a fornecer índices ideais de umidade e temperatura para o manejo de bovinos e ovinos no Rio Grande do Sul. Com o apoio do sistema, os produtores podem planejar com mais precisão as ações rotineiras no campo, como a transferência antecipada do rebanho para locais mais protegidos.

"Nossa rede de estações meteorológicas fornece informações extremamente valiosas para a produção agropecuária. Trata-se de uma ferramenta única no Brasil, acessível a todos. Com os dados fornecidos pelo painel, os produtores conseguem planejar com mais precisão o uso de água, insumos agropecuários, máquinas e equipamentos", explica Varone.

Distribuídas a cada 50 km, as estações meteorológicas do Simagro atualizam a base de dados em tempo real. Com o cruzamento de informações realizado por inteligência artificial, a plataforma oferece previsões para diversos tipos de manejo produtivo nos próximos sete dias. Segundo Varone, a Seapi pretende expandir a rede para cem estações até o final do ano. Atualmente, a ferramenta fornece informações sobre o cultivo de uva, soja, milho, trigo, arroz, feijão, oliveira, além da produção pecuária. 

Texto: Rodrigo Azevedo/Ascom Expointer
Edição: Maria Alice Lussani/Ascom Expointer

Mais notícias

Expointer